7 dicas para lidar com o seu cão destruidor

Uma queixa muito comum dos tutores é a de cães que destroem (e até engolem!) objetos, roupas e móveis da casa. Embora esse comportamento seja mais comum em filhotes, muitos cães chegam na idade adulta ainda com esse hábito. Caso você tenha um cão destruidor, saiba que nem tudo está perdido! Existem diversas maneiras de lidar com esse problema. Por isso, confira as dicas abaixo:

1- Forneça uma boa variedade de objetos apropriados para o cão roer

Em muitas das casas onde esse problema ocorre, os tutores fornecem poucos itens apropriados para o cão roer. Por ser um canídeo, descendente do lobo cinza (Canis lupus), os cães, apesar de serem domesticados, possuem a habilidade de caçar para obter alimento. É importante entender que para os cães, especialmente os filhotes, mastigar objetos é uma necessidade! Por isso, é importante que os cães tenham a oportunidade de roer objetos próprios para isso e de forma segura.

Utilize brinquedos de diferentes texturas, como borracha e nylon e sempre supervisione o animal nas primeiras vezes que oferecer um novo item, especialmente os cães que tem histórico de engolir objetos.

2- Nunca presenteie o cão com itens inapropriados

Muitos tutores deixam o cão “terminar de roer” um chinelo ou tênis que o cão roubou “porque já estragou mesmo” ou deixam o cão roer uma mesa que já foi parcialmente destruída. Isso faz com que o cão se habitue a roer móveis e objetos da casa para se entreter. Nem sempre o cão vai entender que pode roer aquele tênis ou chinelo velho que você deu para ele, mas não pode morder o seu sapato novinho!

3- Evite que o cão tenha acesso a itens proibidos

Enquanto o cão ainda não tiver aprendido quais objetos pode ou não roer, mantenha os itens proibidos, como tênis e meias fora do alcance dos animais. Isso evita que ele aprenda a roubar objetos como forma de buscar atenção, já que você vai ter que correr atrás dele para recuperar o que foi roubado. Isso pode virar uma brincadeira super divertida para o cão e nem um pouco legal para a família.

Ao deixar o cão sozinho, procure mantê-lo em um local em que ele não tenha itens inapropriados para roer e sempre forneça uma variedade de brinquedos e objetos que rendam bastante tempo de diversão para ele.

4- Recompense o cão quando ele pegar um objeto apropriado

Sempre que o cão pegar algum brinquedo dele, elogie e procure iniciar uma brincadeira. Isso o ajudará a chamar a sua atenção trazendo os itens corretos até você ao invés de objetos inapropriados. Evite fazer isso quando o cão estiver com ossos, já que normalmente eles não gostam de ser incomodados quando estão roendo.

5- Procure brincar e exercitar o seu cão

Muitas vezes os cães se tornam destrutivos por não terem atividades ao longo do dia. Um animal entediado pode se tornar destrutivo. Por isso, inclua sempre passeios e brincadeiras na rotina do seu cão. Filhotes que não tomaram todas as vacinas devem ser exercitados dentro de casa várias vezes ao dia através de brincadeiras.

6- Mantenha o contato com o seu veterinário

Muitas vezes os cães podem apresentar problemas de saúde que geram comportamentos inapropriados. Uma gastrite pode, por exemplo, fazer com que o cão apresente lambedura e mastigação de objetos. Por isso, esse contato entre o tutor e o veterinário clínico é tão importante.

7- Fique atento a outros problemas

Muitos animais destroem móveis e outros objetos por distúrbios de comportamento como a ansiedade de separação e fobias. Se você notar que o seu cão apresenta junto com a destruição de objetos comportamentos relacionados à ansiedade como vocalização, salivação excessiva, respiração ofegante ou tremores, seja na sua presença ou quando deixado sozinho (isso pode ser constatado através de vídeos) consulte um Médico Veterinário Comportamentalista.

 

 

2018-06-13T12:14:53+00:00