Festas e queima de fogos, o que fazer?

Um novo ano se aproxima e isso é motivo para muitas comemorações e festas, porém nem todos ficam felizes com tanta celebração. A queima de fogos, que ocorre em muitas cidades no Brasil, pode ser extremamente  estressante para o seu pet. E é por isso que precisamos ter alguns cuidados para ajudá-lo a se sentir seguro.

O que devemos fazer?

  • Escolha o local da casa com o melhor isolamento sonoro e  que não tenha muitas janelas, para proteger o seu pet o máximo possível do barulho e da luminosidade dos fogos.
  • Ligue a TV ou o rádio para abafar ruídos externos;
  • Faça algo divertido com o seu pet: brinque com ele ou ofereça um brinquedo recheado com alguma comidinha bem gostosa. Opte pelos brinquedos e petiscos favoritos dele para esse momento;
  • O seu comportamento também é muito importante, então aja de forma alegre e relaxada para ajudá-lo a se sentir confiante. Lembre-se que os nossos pets entendem muito bem a nossa linguagem corporal e ficar tenso pode fazer com que eles se assustem ainda mais;
  • Respeite a vontade do seu cão ou gato caso ele queira se esconder. Evite forçá-lo a sair do esconderijo, já que isso pode agravar ainda mais o medo dele.

E o que não devemos fazer?

  • Não dê bronca no seu pet caso ele apresente comportamentos destrutivos ou inconvenientes como os de arranhar a porta, vocalizar ou mesmo urinar ou defecar. Tudo isso acontece pois ele está em pânico e durante este processo não têm controle sobre as suas reações. Uma bronca pode deixá-lo ainda mais apavorado, podendo piorar essas reações numa situação semelhante no futuro;
  • Não deixe o seu pet sozinho durante a queima de fogos. Caso não possa ficar com ele, encontre alguém de sua confiança para cuidar dele.
  • Ainda que ele nunca tenha demonstrado medo de fogos de artifício antes, não permita que ele fique em ambientes externos durante a queima deles, uma vez que esta exposição pode levá-lo a apresentar medo em eventos futuros.
2018-12-26T16:36:20+00:00