Os cães naturalmente tendem a fazer as necessidades longe das áreas de repouso e alimentação e procuram urinar nos limites do território. Mesmo cães adultos ou idosos podem aprender se forem ensinados da forma correta. Por isso, recomendamos as dicas a seguir:
1- Escolha os locais que servirão como “banheiros”
Ao trazer um novo cão para casa, escolha o local e a superfície em que você gostaria que ele fizesse as necessidades. As opções mais utilizadas no início do treinamento são o jornal e o tapete higiênico. Como o seu cão ainda não é treinado, utilize uma área maior coberta pelo jornal ou tapete higiênico para ajudá-lo a acertar.
IMPORTANTE
Troque a fralda higiênica ou o jornal sempre que estiverem sujos. Os cães muitas vezes evitam urinar em locais que já contem fezes ou urina.
2- Supervisione o seu cão
Procure brincar com o seu cão nas outras áreas da casa e supervisioná-lo. Isso ajuda a fazer com que ele associe a sala e os outros cômodos a locais de convivência e evite usá-los como “banheiros”. O objetivo é evitar que ele faça xixi nas áreas erradas e crie hábitos indesejáveis.
3- Crie uma rotina
O ideal é que você crie uma rotina diária para o seu cão, com horários de alimentação, passeios, brincadeiras e períodos de sono e descanso. Isso traz segurança ao animal, ajuda na adaptação dele ao ambiente familiar e ajuda a prever quando ele vai fazer as necessidades, já que eles costumam urinar e/ou defecar nesses momentos.
4- Recompense os acertos!
Quando o cão faz as necessidades no lugar correto, procure recompensá-lo com carinhos e petiscos. O momento certo de dar o petisco é quando o cão termina de fazer o xixi ou cocô. Falar com ele ou mostrar o petisco antes dele terminar pode distraí-lo e atrapalhar o treinamento. Os elogios devem ser feitos assim que ele terminar, para que ele relacione a recompensa ao ato de fazer as necessidades no local correto. Se a recompensa for dada mais de 5 segundos após ele ter feito as necessidades, a associação entre o comportamento realizado e a recompensa pode ser comprometida. Ver um xixi feito no lugar certo, chamar o cão e dar a recompensa também não irá funcionar para esse tipo de treinamento.
5- Evite as broncas
Caso ocorra um “acidente” e você pegue o seu cão fazendo as necessidades em um local inapropriado, evite dar broncas para que o seu cão não fique condicionado a fazer as necessidades escondido de você. Se der tempo (ele estiver demonstrando que quer fazer o xixi ou cocô) leve o cão imediatamente para o banheiro. Se ele já estiver fazendo as necessidades simplesmente ignore ele (por mais difícil que seja!) e limpe o local com um removedor enzimático para que o odor seja eliminado.
Técnicas antigas como esfregar o focinho do cão no local onde ele fez xixi errado não funcionam e afetam o vínculo que ele tem com você. Mesmo que muitas vezes o cão aparente se sentir “culpado” por ter feito as necessidades em local errado, a pose de “culpado” acontece porque ele já leu a sua linguagem corporal e/ou ouviu o seu tom de voz e sabe que lá vem bronca, e não porque ele saiba que agiu de forma errada. Dar bronca ou castigar o animal vai afetar a relação do seu cão com você, pode fazer com que ele use o “banheiro” escondido dificultando o treinamento, e pode fazer com que ele repita o comportamento indesejado em busca de receber atenção.
6- Mantenha sempre o contato com o seu veterinário
Muitas vezes um cão que apresenta dificuldade para aprender a fazer as necessidades em um local apropriado pode apresentar alguma dor ou doença. Um cão com uma doença hormonal, por exemplo, pode ter aumentada a frequência com que faz as necessidades e isso prejudicar o aprendizado ou então, um cão com cistite, pode não conseguir segurar a urina até chegar ao local. Diarreias e doenças intestinais também podem afetar esse tipo de treinamento. Por isso, é sempre importante que o seu amigo de quatro patas passe por consulta clínica regularmente.