Como introduzir um gato novo na casa?

Quando você já tem um ou mais gatos na sua casa e pretende introduzir um novo membro felino, sempre surgem dúvidas sobre qual seria a melhor maneira realizar a aproximação entre eles. Uma ação bem planejada ajuda a reduzir futuras brigas e o estresse tanto do novo gato, como dos que já estavam no ambiente (sem contar o seu!). Por isso recomendamos as dicas a seguir:

1

Nos primeiros dias, mantenha o novo gato em um cômodo separado dos outros, silencioso e com baixa circulação de pessoas, que tenha com comida, água, caixa de areia e locais onde ele possa se esconder. Os esconderijos ajudam o gato a se sentir protegido, caso ele ainda não se sinta confortável no novo ambiente. Gavetas vazias, caixas de papelão e portas de armários abertas podem ser ótimos locais para isso. Caso o gato esteja escondido, evite forçar o contato tentando fazer carinho, espere que ele se acostume aos poucos ao novo ambiente e às pessoas e espere até que ele se aproxime por conta própria.

2

Após os primeiros dias, quando o gato já estiver saindo dos esconderijos e demonstrando estar confortável com a presença das pessoas dentro do cômodo, podemos começar a introduzir panos ou toalhas com o cheiro dos outros gatos da casa, já que o olfato é um sentido muito importante na comunicação entre os felinos. Esfregue gentilmente um pano nas bochechas e no dorso do gato que já residia na casa, leve o pano até o cômodo em que está o novo gato e deixe que o novato investigue. Caso você tenha mais de um gato, utilize um pano separado para cada um. Faça o mesmo com o novato, deixando que os residentes sintam o odor do novo gato.

3

Deixe que os gatos se investiguem por debaixo da porta. Quando os residentes se aproximarem do cômodo onde está o novato, procure iniciar uma brincadeira e/ou oferecer petiscos que eles gostem para que façam associações positivas ao novo integrante da casa.

4

Caso os gatos tenham reagido bem na etapa anterior, sem sinais de medo ou agressividade, procure deixar que o novato explore a casa e os gatos que já residiam explorem o cômodo ocupado pelo novo membro. Faça isso sem permitir que eles tenham contato direto.

5

Quando o novato e os gatos que já residiam não demonstrarem sinais de medo ou agressividade na etapa anterior, podemos começar a permitir o contato visual. Deixe que os gatos se vejam através de uma porta de vidro ou tela, para que se conheçam, porém sem ter contato físico direto. Nesse momento, procure iniciar brincadeiras com ambos os gatos e utilizar petiscos para que eles relacionem a presença do outro a algo positivo. Realize esse procedimento por alguns minutos nas primeiras vezes e vá aumentando o tempo gradualmente.

6

Após o contato visual através da porta de vidro ou tela, você pode começar a deixar que os gatos se vejam de longe, tentando distraí-los com petiscos ou brinquedos. Caso eles reajam sem agressividade, diminua a distância entre eles aos poucos. Evite carregá-los para perto do um do outro ou atraí-los com petiscos. Caso eles demonstrem sinais de estresse, aumente a distância novamente. Conforme eles forem ficando perto um do outro, com curiosidade, mas sem demonstrações de medo ou agressividade, você pode deixar que façam contato. Nas primeiras vezes deixe eles juntos somente com supervisão e por curtos períodos. Aumente o tempo que eles passam juntos gradualmente.

7

Monitore esses primeiros contatos e verifique se surgem brigas no decorrer da convivência. É importante que você observe a interação entre os animais constantemente. Verifique se não ocorrem perseguições ou o bloqueio de passagem realizado por um dos gatos. É importante que o tempo de convivência seja aumentado de forma gradual. Por isso, aumente um pouco a cada dia o tempo que eles passam juntos, utilizando ainda o quartinho reservado para o novato quando você não puder supervisionar.

2018-06-13T12:14:18+00:00