Muitas vezes esquecemos de acostumar os gatos a serem mantidos dentro de caixas de transporte. Porém, quando os bichanos ficam doentes, precisam ir ao veterinário ou quando precisamos fazer uma viagem, vira uma novela. É importante fazer esse treino porque em alguns casos, antes mesmo do veterinário começar a examinar o gato, ele já está estressado por causa do transporte. Isso pode atrapalhar a consulta porque um animal assustado não costuma deixar que o examinem, podendo até mesmo reagir com agressividade. Os exames pedidos pelo veterinário também podem ter seus resultados alterados caso o gato esteja com muito medo ou agitado, atrapalhando o diagnóstico. Por isso, é sempre bom treinar o seu gato a ficar na caixa de transporte, assim ela pode virar um sinônimo de segurança e conforto ao invés de um motivo de estresse. Siga esses passos para tornar a caixa de transporte um lugar agradável para o seu gato:
1 – Deixe a caixa de transporte sempre visível e com a porta aberta
Geralmente, a caixa de transporte fica escondida em algum lugar da casa e só aparece quando experiências ruins vão acontecer. Isso faz com que o gato associe a caixa de transporte à essas experiências e ela se torne algo desagradável e que ele vai evitar a todo o custo. Deixar a caixa de transporte como uma “toca” sempre disponível para o gato ajudará a desfazer essa associação.
2- Coloque alimentos e petiscos dentro da caixa de transporte
Para fazer com que o seu animal goste ainda mais da caixa de transporte, coloque petiscos e alimentos muito palatáveis, como sachês de ração úmida dentro dela. Quanto mais frequentemente você colocar alimentos saborosos dentro da caixa, mais rápido o seu gato aprenderá a gostar dela. Você pode usar o próprio pote de ração do seu gatinho para isso, desde que ele não evite comer por medo de entrar na caixa de transporte.
3- Brinque com o seu animal na caixa de transporte
Use brinquedos como fitas e varinhas para fazer com que o seu gatinho entre na caixa para brincar. Também vale jogar algum brinquedo que ele goste dentro da caixa pra começar uma brincadeira.
4-Transforme a caixa de transporte em um refúgio
Coloque um paninho confortável dentro da caixa para deixá-la mais atraente para o animal durante os momentos de repouso. Também é possível aplicar feromônios apaziguadores em spray dentro da caixa para que o animal se sinta mais seguro antes de iniciar o treinamento. Lembre-se de sempre aguardar quinze minutos após a aplicação do feromônio antes de permitir que o animal use a caixa de transporte.
Seguindo essas dicas o seu gatinho poderá aprender a gostar de ficar na caixa de transporte e até se sentir mais protegido dentro dela. Felinos adoram tocas, porém, para alguns animais pode ser necessário começar o treinamento com a tampa superior da caixa aberta ou até usar uma nova caixa por já terem associado a caixa de transporte que usaram a experiências muito ruins. Em casos mais sérios, onde o gato possui uma fobia ou um perfil muito medroso, peça a ajuda de um médico veterinário comportamentalista.